quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ainda antes que houvesse dia, Eu Sou




Ainda antes que houvesse dia, Eu Sou
Isaias 43.13



B. NVI – “Desde os dias mais antigos Eu Sou não há quem possa livrar de minha mão agindo Eu, quem o pode desfazer”.
TEB – Sim, doravante, Eu Sou: ninguém liberta da minha mão; o que Eu realizo, que poderá reverte-lo.
B. de Jerusalém – Desde toda a eternidade Eu Sou; não há ninguém que possa livrar da minha mão: quando faço, quem poderá desfazer?.

Autor: Isaias  /   Data: Cerca de 700 – 680 a.C.  /  Tema: Juízo e Salvação.
Isaias sig. “O Senhor Salva”

Introdução:
O ministério profético de Isaias começou no ano que o rei Uzias de Judá morreu, e atravessou os reinados de Jotão, Acaz, Ezequias (cerca de 739-601 a.C.) Durante esse tempo a Assíria esmagava o vizinho de Judá, Israel, e devorava sua população. A pequena Judá foi ela mesma, invadida por Senaqueribe, mas sobreviveu. Foi durante esse tempo, crítico e perigoso, que Isaias registrou os seus sermões clamando por renovação espiritual e moral, e suas visões exaltadas do fim da história e as bênçãos as quais Deus tinha intenção de prover para os Seus.

I – ATRIBUTOS INCOMUNICAVEIS DE DEUS
a.    Perfeição. “O caminho de Deus é Perfeito” (Sl 18.30)
“Porventura, alcançarás os caminhos de Deus ou chegarás à perfeição do Todo-poderoso?”
(Jó 11.7)
b.   Espiritualidade. “Deus é Espírito” (Jo 4.24) – Um espírito é uma substância imaterial, invisível e indestrutível. “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus seja honra e glória para todo o sempre. Amém (1 Tm 1.17)
c.    Infinidade. Não há barreira nem limites na natureza do Todo-Poderoso. “Grande é o Senhor e mui Poderoso; o seu entendimento não se pode medir (Sl 147.5)
d.   Eternidade. O conceito de eternidade é de duração infinita de tempo, sem início e sem fim: “O teu trono está firme desde então; tu é desde a eternidade”(Sl 93.2) “Mas tu és o mesmo, e os anos nunca terão fim” (Sl 102.27)
e. Imutabilidade. Tudo na vida muda; transforma-se; (é o principio de Lavoisier Considerado o pai da Química). Até mesmo o Céu e a Terra mudam e envelhecem, mas Deus permanece o mesmo. E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.
Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão”.
 
Hebreus 1:10-12
f.  Presciência. Deus conhece  o fim desde o começo, Ele está presente na eternidade.
Isaías 46:9-10.
“Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade”.
Salmos 139:1-5
“SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.
Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão”. 
g. Onipotência ‘El Shaddai’. O termo significa “ter todo poder, ser todo-poderoso”. “Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; não te é maravilhoso demais coisa alguma”. Jr. 32.17.

II – ATRIBUTOS COMUNICAVEIS DE DEUS.
  1. Santidade. pois está escrito:"Sejam santos, porque eu sou santo". 1 Pe 1.16
  2. Verdade e Fidelidade. “Eu Sou o caminho a verdade e a vida” Jo14.6
  3. Amor. “Amaras o Teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22.39).
  4. Bondade. Mas Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo Morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Rm 5.8
  5. Justiça. Deus é um juiz justo...” Salmos 7:11
  6. Sabedoria. “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”. Tiago 1:5.
Fonte
Extraído do Livro "101 Esboços e Sermões" do Pr. Jonas Freitas

3 comentários:

  1. Olá a paz do senhor, amei a forma que o senhor te usou para descrever os atributos do Eterno, irei pregar pela misericórdia de Deus dia 18\08\17 com esse tema Isaías 43.13 se o senhor não se importar irei usar as referencias que já estão destacadas, que o Eterno Deus te cubra de bençãos

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor Jesus irmã Edilangela Silva, fique a vontade para usar o esboço. Que Senhor te use poderosamente, com muita graça e unção.

    ResponderExcluir

Mapa de Visitantes